Reconhecido como um dos principais músicos de sua geração, o carioca Daniel Guedes vem atuando como violinista, violista, camerista, regente e professor. Recentemente, foi convidado a ocupar o cargo de Regente Associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, onde, nesta temporada, regerá obras como a Sinfonia nº5 de Mahler, e de Brahms, Schumann, Wagner e Ravel, na Sala Cecília Meireles, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e em Barra Mansa.
Daniel iniciou seus estudos de violino aos sete anos, com seu pai, e aos 13 anos venceu o Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, tendo ganhado bolsa de estudos da CAPES para instituições no exterior. Em 1992, estudou na Guildhall School of Music, na classe de Detlef Hahn. Cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York, na classe de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec, no “Pinchas Zukerman Performance Program”. Posteriormente estudou regência com o próprio Zukerman e com Mika Eishcenholz.
Em sua carreira na música, o regente associado da OSBM venceu os concursos Bergen Philharmonic Competition e Waldo Mayo Memorial Award, prêmio que lhe possibilitou atuar em um concerto no Carnegie Hall, de Nova York, tocando o Concerto n°1 de Max Bruch. Desde os 10 anos, Daniel Guedes atua como recitalista, camerista e solista das principais orquestras brasileiras e, também, nos EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Noruega, Itália e América do Sul. Daniel é membro do Quarteto da Guanabara, grupo com mais de 40 anos de existência no cenário musical carioca, e atua em duo com o violonista Mario Ulloa desde 2009, explorando um repertório inédito, que resultou na gravação de dois CDs pelo Selo Rob Digital. Gravou, também, o CD “Impressões Brasileiras” e “Beethoven Sonatas”, com Ilan Rechtman, para o selo Well-Tempered da Califórnia.
Como regente, Daniel Guedes atuou frente à OSB, Sinfônica de Campinas, Sinfônica Nacional da UFF, Orquestra Sinfônica da Bahia, entre outras. É regente da Academia Jovem Concertante, projeto criado em 2012, junto com a pianista Simone Leitão, e Regente Associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. O maestro atua, também como professor de violino da Escola de Música da UFRJ, além de participar de importantes festivais como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, FEMUSC e Festival Villa-Lobos.
Tel: 24 3323.8509
contato@musicanasescolas.com
© 2016 - Orquestra Sinfônica de Barra Mansa