Iniciou seus estudos de música com a idade de 11 anos, tocando percussão, eufônio e em seguida tuba, na Banda de Concerto de Volta Redonda.
Na UFRJ, durante o curso técnico de música, teve aulas de tuba com Antônio Seixas e João Luiz Areias. Na graduação, estudou com Abert Kattar, de tuba, Fani Lovenkron, piano, e iniciou seus estudos de regência com o maestro Ernani Aguiar. Também na UFRJ, obteve o título de Mestre em música.
Seus primeiros trabalhos musicais foi como Tubista, tocando em diversos grupos de câmara, bandas e orquestras.
Participou de importantes festivais e oficinas, dentre eles: Laboratório de Regência da Filarmônica de Minas Gerais, Oficina de Música de Curitiba, Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), Musica Riva Festival, e Curso Internacional de Regência Orquestral de Florença. Como professores, teve os maestros Ricardo Rocha, Osvaldo Ferreira, Fábio Mechetti, Giuseppe Lanzeta o maestro Isaac Karabtchevsky, participando por quatro anos consecutivos de suas classes de regência. Nilton é também discípulo do maestro Roberto Tibiriçá, e frequentando regularmente de sua classe particular.
Dentre os grupos que regeu, estão: a Banda Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Heliópolis, a World Youth Orchestra e a Orquestra de Câmara de Firenze.
Foi regente da Orquestra Sinfônica Juvenil de Barra Mansa e, em 2013, dividiu o pódio com o maestro Ulrich Dietsche, na passagem da Orquestra Juvenil da Basileia, concerto realizado na cidade de Barra Mansa juntamente com a OSBM Juvenil.
Desde junho de 2013, Nilton é o regente assistente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Durante as últimas três temporadas da orquestra, realizou concertos em Barra Mansa, e em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, destacando-se os concertos no Festival Música Antiga de Juiz de Fora e Rio Cello Encounter, onde atuou junto aos violoncelistas Martti Rousi e Eugene Frisen.
Na área da educação musical, colaborou como diretor musical na implantação do Núcleo Petrópolis e, posteriormente, do Núcleo Piraí da Ação Social pela Música do Brasil, instituição que tem levado o ensino de música a diversas comunidades do Rio de Janeiro.
Tel: 24 3323.8509
contato@musicanasescolas.com
© 2016 - Orquestra Sinfônica de Barra Mansa