Mais que uma orquestra... Um instrumento de resgate através da música.
A trajetória da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa começa em 2005, como um desafio para o Projeto Música nas Escolas, que havia sido criado há apenas dois anos, mas já exibia profissionais com qualidade técnica. Em um concerto no Rotary Club de Barra Mansa, a então recém-criada orquestra fez sua estreia, sob a regência de seu diretor artístico Vantoil de Souza.
Desde então, realiza anualmente sua temporada oficial, com concertos na Igreja Matriz de São Sebastião, quando recebe importantes solistas e maestros nacionais e internacionais. Estes espetáculos únicos realizados em Barra Mansa já receberam os violinistas Daniel Guedes, Emmanuele Baldini, Daniel Austrich e Tim Fain, os violoncelistas Mark Kosower, Armen Ksajikian, Eugene Friese, Fabio Presgrave, Tina Guo, Umberto Clerici, os pianistas Barry Douglas, Gerald Robbins, Luiz de Moura Castro, Simone Leitão, Maria Clodes Jaguaribe, Luis Gustavo Torres e Jean-Louis Steuerman, cantores líricos como Eliane Coelho, Fernando Portari, Rosana Lamosa, Edna D’Oliveira, Edineia de Oliveira, Laura de Souza, o guitarrista holandês Jan Dumeé, os regentes internacionais Günther Neuhold, Alastair Willis, Mikhail Agrest, Valdmir Prado, Apo Hsu e Russell Guyver, entre muitos outros.
Todos estes artistas realizam oficinas e ministram máster classes para os músicos da orquestra e alunos avançados do projeto, dividindo seus conhecimentos e realizando um verdadeiro intercâmbio cultural e musical, que deixa um legado de imenso valor artístico para Barra Mansa e região.
Além da temporada anual em Barra Mansa, a Orquestra tem se apresentado frequentemente nos mais importantes palcos nacionais como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles, Teatro Artur Rubinstein da Hebraica paulista, Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Teatro Alfa, Teatro Bradesco, Teatro de Santa Isabel, Palácio das Artes de Belo Horizonte. Participou intensamente de eventos importantes para a vida musical do país como o MIMO festival, em que realizou concertos nas igrejas históricas de Olinda, e foi orquestra residente por cinco anos dos cursos de regência de Isaac Karabtchevsky. Apresentou-se ainda nos Festivais de Inverno de Campos de Jordão, Ars Nova, Vale do Café e Festival Villa-Lobos.
A OSBM também já acompanhou as mais importantes companhias internacionais de balé em suas turnês pelo Brasil, como o Balé do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, o Balé do Teatro Alla Scala de Milão e o Balé Bolshoi, de Moscou em suas apresentações no Rio e em São Paulo. Em 2015 teve a honra de participar das comemorações dos 70 anos da Academia Brasileira de Música, com um repertório de raras obras sinfônicas brasileiras, que estão disponíveis na internet com excelente qualidade de imagem e som.
Em 2013, a orquestra realizou sua primeira turnê tendo como solista a pianista Simone Leitão, de norte a sul do país. No mesmo ano, outro evento marcante foi a participação nos três concertos durante a Jornada Mundial da Juventude, na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil, onde se incluiu a realização de toda a trilha sonora da Via Sacra, com retransmissão via TV para todo o mundo.
Em 2017 estão previstos, além dos concertos da temporada oficial, uma nova série de concertos no Instituto Cultural do Clube Municipal de Barra Mans, concertos na Sala Cecília Meireles, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Festival de Inverno de Nova Friburgo.
Os concertos da temporada oficial já entraram para o calendário cultural Barra Mansa e moradores das cidades vizinhas. O público aumenta a cada concerto, comprovando a popularidade da orquestra e influência cada vez maior da música clássica na vida das pessoas da região.
A OSBM é mantida pela Prefeitura Municipal de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Além disso, é patrocinada pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A orquestra também recebe o apoio da Saint Gobain.
Tel: 24 3323.8509
contato@musicanasescolas.com
© 2016 - Orquestra Sinfônica de Barra Mansa